Que calçado escolher para caminhar?
- 365 Trails Private Pilgrim Guide

- 31 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Quando nos propomos propomos fazer uma caminhada de um ou vários dias e tantos quilómetros, os pés tornam-se os nossos fiéis companheiros e merecem toda uma atenção especial. A nossa maior preocupação é o conforto, a aderência e não ganharmos nenhuma bolha. Nestas recomendações, não apenas apresentaremos estratégias testadas e comprovadas para manter seus pés saudáveis, mas também destaco a experiencia de muitas horas a caminhar em diversos pisos e com diversas condições climatéricas. Tentando desta forma proporcionar uma experiência de caminhada livre de desconfortos.
Prevenção e Cuidados:
1. Escolha do Calçado Ideal :
Seus pés merecem o melhor porque são eles que vão suportar o peso do seu corpo e da sua mochila durante todo o tempo que vai caminhar.
Investir nuns ténis ou numas botas de qualidade é o primeiro passo para ter uma caminhada mais confortável e seguro.
Agora reside a grande dúvida, Botas ou Ténis?
2. Botas
A bota tem muitos benefícios em percursos de montanhas, estabilizam o pé, mantém uma boa aderência e sobretudo dão um bom reforço ao tornozelo.
Estes são fatores muito importantes, quando se leva uma mochila pesada ás costas e caminhamos em terreno irregular com muita pedra solta. São também muito importantes, nas situações em que temos terrenos molhados ou empapados pelas chuvas.

3. Ténis de Trail (corrida de montanha)
Esta parece-nos ser a melhor das soluções de calçado para caminhar quando temos terrenos mistos de estradão e alcatrão, muitas vezes naqueles pequenos percursos sem grande dificuldade e com um piso quase sempre plano.
Nos últimos anos a tecnologia tem evoluído muito neste tipo de ténis, tornando-os extremamente leves, confortáveis e estáveis. A solas tornaram-se bastante aderentes, dando-nos estabilidade na quase totalidade dos pisos que temos que percorrer.
Existe também para o tempo mais chuvoso com a opção da membrana impermeável e respirável Goretex

4. Sandálias
Esta é uma excelente opção de recurso, sendo quase um canivete suíço de quem caminha em qualquer tipo de terreno.
Excelente para utilizar ao final do dia depois de um dia de caminhada, para deixar o pé mais solto e deixa-lo respirar e dessa forma possibilitar uma melhor recuperação.
Fantástico para quando temos alguma ferida ou bolha no pé, calçando uma meia ele vai nos levar mais longe sem termos tanto desconforto na zona do pé mais fragilizada.
Também uma solução muito interessante, para todos aqueles que gostam de ir para as lagoas do Gerês e não só, de havaianas, colocando a sua integridade física e de todos aqueles que os tem de ir resgatar em causa.

5. Tamanho e Ajuste Adequados :
O calçado certo não é apenas sobre o estilo, mas também sobre o ajuste. Evite sapatos muito folgados ou apertados demais.
Lembre-se de que os pés tendem a inchar durante caminhadas longas, portanto, escolher um número ligeiramente maior do que o habitual pode ser uma jogada sábia.
Uma dica importante para saber o seu número coloque o pé todo chegado á frente, depois coloque entre o seu calcanhar e o do calçado um dedo de distância. Esse será o seu número correto
4. “Amacie” o Calçado Antes :
Esta é uma informação importante para tudo o que quiser levar, utilize várias vezes e lave várias vezes tudo o que vai usar na caminhada. No caso do calçado é importantíssimo, usar muitas e muitas vezes antes de os colocar nos pés e começar a fazer uma caminhada mais longa
Estas são as nossas opiniões, suportadas por muitas horas a caminhar em diversos terrenos e com diversas condições meteorológicas, no entanto, o vosso corpo é que manda e também vai ajudar a fazer a melhor escolha, experimentem sempre antes de comprarem o pensem sempre no que os vossos pés vão dizer no calçado que estão a comprar depois de passarem longas horas a caminhar.
Estamos aqui para responder às suas perguntas, ouvir suas histórias e planejar sua próxima aventura. Entre em contato para explorarmos juntos os trilhos da natureza!
+351936126910




Comentários