top of page

Descubra a Aldeia Histórica de Sortelha

  • Foto do escritor: 365 Trails  Private Pilgrim Guide
    365 Trails Private Pilgrim Guide
  • 1 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura


Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada desde o renascimento até aos nossos dias. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo, e vigiadas por um sobranceiro castelo do século XIII, possibilita ao visitar e recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais.

Aqui pode-se afirmar, que cada pedra que pisamos ou olhamos tem uma longa história para contar… Esse é um exercício que gosto de fazer quando visito estes locais carregados de memorias, imaginar como seria a vida destas gentes, no fundo como viviam e sentiam a vida.

Sortelha como grande parte das aldeias histórias, fazem parte da importante linha defensiva de castelos fronteiriços, edificados ou reconstruídos na sua maior parte sobre castros das antigas civilizações ibéricas e o seu nome deriva da configuração do terreno em rochedos escarpados que envolvem a aldeia em forma de um anel (sortija, em castelhano), tendo as muralhas sido erguidas também em forma circular.

Em redor de Sortelha a paisagem tem a beleza rude das grandes pedras de granito e das matas de castanheiros que as acompanham. Na localidade de Casteleiro, na estrada para Belmonte, situava-se a estância medicinal das Águas Radium, que foram consideradas entre as mais radioativas do mundo.

 

Mas para conhecer melhor Sortelha, nada melhor que fazer o seu percurso pedestre de pequena rota:

PR7 – Caminho Histórico de Sortelha

Distancia – 8 Km

Duração – 3 horas


Este trilho desenvolve-se sempre em redor da Aldeia, destacando as calçadas medievais, as Minas da Bica e a sua Ribeira. Aqui temos sempre de contar com umas subidas e descidas consideráveis.

Aconselho neste percurso a usar calçado com boa aderência, visto com chuva ou humidade as calçadas serem muito escorregadias.


Luis Guilherme Negrita


Destaco um texto sobre o tipo de calçado a utilizar na caminhada.




 


  

 

 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page